• Novidades

    Estou confuso...

    Confesso que este caso do wikileaks me anda a dar a volta ao pensamento, se por vezes concordo com tudo que o Assange tem revelado, outras vezes dou por mim a pensar até que ponto revelar determinado tipo de informação de estados soberanos não é um crime, pois coloca ao descoberto informação secreta, que em ultima análise servirá para garantir a segurança de todos nós.
    Apesar deste ponto de vista diplomático, acho que o que está aqui em jogo é acima de tudo uma questão de modelo civilizacional, ou seja, o modelo americano de guerra fria ultrapassado, ou um tipo de sociedade de partilha de informação e fora das politiquices diplomáticas destas agora reveladas nos documentos, onde todos se sentam na mesma mesa, mas que logo em seguida espetam facas uns nos outros, movidos por interesses corporativos.
    O fugir com o cu da seringa por parte do paypal, apenas mostra que os americas controlam tudo, e que anda meio mundo dependente deles.
    Os ataques dos hackers talvez simbolizem em parte opiniões mais parecidas com a minha, que vê na corja politica um meio de perpetuar os interesses instalados.
    Eu vejo a democracia nos dias que correm, com tamanha facilidade de expressão das pessoas, muito mais perto de uma democracia directa, em que facilmente se poderia ter uma representação da população mais próxima do real, não estando o poder em meia dúzia de caramelos dos partidos.

    E coragem para mudar o paradigma? Será que algum dia irá mudar? ... Creio que apenas lá pelos reinos nórdicos, possa mais dia, menos dia, aparecer uma forma de politica com base na filosofia de democracia directa e não nesta que tanto nos castra de opinião, a dita representativa.

    Sem comentários